Você sabe tudo que é necessário

para projetar e construir uma casa?

 

Junte-se aos mais de 12.763 assinantes do blog e descubra tudo

que você precisa para realizar o seu grande sonho de construir.

   

Para Começar a Construir

3 Dicas para Evitar Desperdicios ao Construir uma Casa

3 Dicas para Evitar Desperdicios ao Construir uma Casa

Evitar desperdicios ao construir uma casa é fundamental para manter o orçamento, em média a construção civil tem cerca de 10% de perda de material em grandes obras, em pequenas obras como em construção de casas esse numero pode aumentar e até dobrar, vai depender da mão de obra, do planejamento e do projeto.

Ao construir uma casa, você está sujeito a muitas variáveis que pode fugir ao seu controle, como perda por roubo ou quebra dos materiais, mudança de escolhas de ultima hora fugindo do orçamento estipulado, ou também por problemas com fornecedores, armazenamento de materiais na obra e etc.

Vou dar 3 dicas para você ter tranquilidade na hora de construir.

 

Escolha Bons Fornecedores e  Se Mantenha Dentro do Orçamento

A principal preocupação de quem está construindo é manter a obra dentro do orçamento e evitar desperdícios, por tanto, a melhor maneira de começar economizando é a escolha de um bom fornecedor de materiais.

Para isso é conselhável que sempre faça um orçamento com pelo menos 4 fornecedores diferentes e tire uma média dos valores dos orçamentos, fazendo isso você terá um valor médio para usar como parâmetro, porque evidentemente encontrará preços abaixo e acima do mercado.

Prefira os fornecedores que vendem quantidades em pacotes para diminuir o valor comprando em maior quantidade e dê preferência também para fornecedores locais para evitar altos custos com fretes e caso falte material seja obrigado a pagar novo frete para pouca quantidade.

 

 

Confira Sempre os Materiais e Utilize a Nota Fiscal como Comprovante de Qualidade dos Materiais

Sempre conferir os materiais na hora da entrega, assim que a pessoa recebe o material o entregador pede para assinar um recibo e depois que o recebo é assinado fica difícil provar que os materiais não foram entregues corretamente.

Sempre quando comprar os materiais peça nota fiscal para comprovar as quantidades de cada item. Se o item não estiver correto, devolva. Não fique com material errado porque pode levar semanas para o fornecedor trocar este item.

Alguns materiais vão ser bem difíceis de verificar porque vêm especificado em quantidades pouco usuais como baldes e ou galões. Materiais a granel como areia e blocos devem ser conferidos antes de descarregar o caminhão para não perder tempo.

Exija sempre a nota para comprovar a quantidade, marca, tipo e qualidade dos produtos, sem isso você pode receber gato por lebre e não terá como comprovar depois.

Muitos fornecedores oferecem a guarda do estoque na própria loja e disponibilizam os materiais quando você precisa, você deixa pago e solicita os materiais na etapa da obra que for necessário, mas fique atento, não é tão simples assim!

Se a loja não tiver o material disponível, você poderá ficar com o dinheiro alocado num material não disponível atrasando a obra até que a loja entregue. Neste caso você deve fazer um contrato com o lojista certificando que o material estará disponível dentro de um prazo pré estipulado e que caso ocorra um problema com o prazo de entrega serão tomadas medidas legais. Isso evitará paralisações na sua obra. 

 

 

Armazene Corretamente os Materiais Estocados Na Obra

Terceira dica, é a forma de armazenamento dos materiais descarregados em obra. Você deverá ter um barracão para armazenamento.  O tamanho e o formato dependerão do tipo  e tamanho da obra, o importante é manter a segurança contra roubos e deteriorações.

Uma forma econômica de construí-lo é usando tijolos com assentamento em barro, pois é de fácil desmanche para reaproveitamento dos tijolos na própria obra.

O Barracão deverá ser utilizado para armazenar os materiais perecíveis como cimento e cal e os materiais mais delicados como azulejos, vidros, pisos e etc. Por isso é importante que seja à prova de infiltrações, seu telhado deverá ser de uma água e você poderá utilizar telha de fibrocimento onduladas com espessura de 6mm.

Areia e Pedra podem ficar ao ar livre desde que estejam cercadas por madeira para que não haja perda durante as chuvas.

Você poderá montar o Barracão também utilizando chapas de madeirite resinado pregadas a pontaletes de madeira, desde que seja bem resistente e dificulte o roubo de materiais na obra.

Essas dicas são para te ajudar no caso de você mesmo administrar a obra, mas você pode contratar um arquiteto para administrar a obra, e por contrato ele será responsável por todo o procedimento.

 

 

Está gostando deste artigo?

Você pode se cadastrar para receber os últimos artigos e ficar sempre atualizado!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.