Você sabe tudo que é necessário

para projetar e construir uma casa?

 

Junte-se aos mais de 12.763 assinantes do blog e descubra tudo

que você precisa para realizar o seu grande sonho de construir.

   

Para Começar a Construir Planejamento da Obra

Quem Calcula o Custo da Construção de uma Casa?

Qual profissional calcula o custo da construção de uma casa, o Arquiteto ou o Engenheiro? Ou eu mesmo devo calcular o valor?

Essa é uma pergunta muito frequente feita pelos clientes, justamente  por não terem noção nenhuma do valor que irão investir na construção.

O valor total de uma casa construída é a junção dos custos do terreno, impostos, materiais, mão de obra, empresas terceirizadas, burocracias legais e projetos arquitetônicos.

Mesmo assim, pode haver algumas variáveis que vão depender do aquecimento do mercado e alterações em impostos como por exemplo os materiais e a mão de obra, mas contando com isso você pode prever e fazer uma reserva de cerca de 5 a 7% do valor da casa tendo em vista que um projeto e execução da obra bem feitos leva em média 6 meses e que com problemas podem durar anos, esses fatores vão influenciar muito.

Caso você mesmo queira fazer uma projeção dos custos de obra sem ser um profissional, você poderá usar uma tabela do SINDUSCON, que calcula a obra utilizando uma fórmula cuja unidade é denominada CUB, você terá um orçamento bem perto do real.

Tabela de custos da construção de uma casa – SINDUSCON

 

Quem eu devo Contratar para elaborar o meu orçamento, um Arquiteto ou um Engenheiro?

O melhor profissional para elaborar o orçamento da construção da sua casa é aquele que fez o projeto arquitetônico, ou seja, o arquiteto. Porém, este serviço pode ser atribuído a qualquer um dos profissionais sem nenhum problema.

Como o Arquiteto é o profissional responsável pelo projeto, ele já está desenhando cada detalhe, quem melhor que ele para fazer o orçamento?

Como normalmente o Arquiteto que você vai contratar já está na sua região, é bem mais fácil elaborar o orçamento o mais preciso possível.

Uma dica caso você mesmo decida elaborar o orçamento, dê uma atenção especial à cozinha, banheiros e lavanderias que são os cômodos mais caros da casa em termos de materiais de construção, são muitas peças pequenas.

Concluindo, utilize a tabela CUB apenas para ter uma referencia de quantidades na sua construção, crie uma tabela de gastos para acompanhar a obra e não deixe de contratar um bom profissional para executar essa etapa com perfeição.

Eu escrevi um novo artigo sobre preço de projeto de arquitetura residencial e se você gostar, convido você a se cadastrar para receber as novidades e não deixe de compartilhar o conteúdo! Dê um joinha aqui em baixo ou se você estiver no celular, agora é possível compartilhar via Whats up.

Muito obrigado por acompanhar meu blog, um grande abraço!

 

 

Está gostando deste artigo?

Você pode se cadastrar para receber os últimos artigos e ficar sempre atualizado!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.