Você sabe tudo que é necessário

para projetar e construir uma casa?

 

Junte-se aos mais de 12.763 assinantes do blog e descubra tudo

que você precisa para realizar o seu grande sonho de construir.

   

Para Começar a Construir

O que Devo Saber Antes de Começar Construir Uma Casa?

O que Devo Saber Antes de Começar Construir Uma Casa?

Vou te dar algumas dicas para você se preparar para começar a construir uma casa. Os principais fatores que você precisa prestar atenção são:

 

O que você precisa saber sobre o terreno antes de comprá-lo.


Tamanho: O modelo comercial de terreno é o lote de 10 m x 25 m aqui em São Paulo, mas pode variar um pouco no comprimento e na largura. Eu recomendo que o terreno seja mais quadrado possível, quanto mais quadrado melhor para projetar uma casa diferenciada. Os terrenos padrão, você consegue variar, mas no geral acaba caindo naquele formato de casa estilo vagão, que tem um comodo seguido do outro com um corredor interno e outro externo interligando tudo.

construir_uma_casa_001

Localização: Procure um terreno que possua a maior quantidade possível de infra estrutura urbana, como pontos de ônibus, trem, metrô, pontos de taxi e etc. Deve estar próximo de comércios de consumo diário como padaria, mercado, cabeleireiros e açougues. Evite bares, baladas, terrenos baldios que possam virar aterros ou serem invadidos e virarem favelas e lugares baixos próximos de áreas de alagamento.

Posição: A melhor posição para o terreno é com face virada para o norte, justamente por ter mais incidência solar aqui no hemisfério sul, uma casa com face para o sul tende a ser mais úmida e muito fria no inverno e como a maioria das construções ocupa quase todo o terreno, isso faria com que sua casa tivesse sol apenas próximo ao meio dia quando o sol está mais alto. O melhor lado da rua é aquele em que o desnível no fundo do terreno é mais alto e de preferência que não seja muito alto para não ter muita movimentação de terra. Desnível caindo para o fundo do terreno torna a construção mais cara devido à movimentação de terra e alicerces reforçados e muros de arrimo.

construir_uma_casa_posicao-norte

 

O que você precisa saber sobre o orçamento de uma obra antes de começar construir.

Antes de começar a construir a sua casa você deve fazer uma simulação de orçamento para ter uma estimativa de quanto você vai precisar para construir.

Para ter um orçamento preciso você precisará dos projetos arquitetônicos completos, porém, se você souber mais ou menos a área total da construção você poderá utilizar a tabela de custo de obras por metro quadrado por região atualizada do IBGE para estimar o custo.

Veja a tabela clicando aqui.

Essa tabela é baseada no custo de obras populares, eu recomendo que você pesquise em revistas especializadas os valores do metro quadrado de médio e alto padrão da sua região para não ter distorções na previsão de custos. Se você for utilizar acabamentos melhores como porcelanato, assoalho de madeira nobre, janelas personalizadas e etc, sua obra vai dobrar de valor fácil. Pesquise na revista Arquitetura e Construção da Editora Abril ou Construção e Mercado da Editora PINI.

 

O que você precisa saber sobre o projetos antes de começar construir.

Sim , você vai precisar de projetos para construir! No mínimo um projeto de aprovação na prefeitura para começar uma obra. Sem o Alvará sua obra poderá ser embargada e você poderá receber uma multa. A melhor coisa é contratar um arquiteto para fazer os projetos da sua casa. Em média os projetos arquitetônicos podem custar à partir de 6% do valor da obra e vai variar de acordo com o “status” do profissional. 

Se você contratar um arquiteto famoso, seu projeto vai custar bem caro, e se você deixar o sobrinho fazer… a não ser que o seu sobrinho seja um bom profissional rss… Projeto é como uma tatuagem, quanto mais barato mais feio e vai durar para vida toda. Pense nisso!

O projeto em média custa tanto quanto você irá gastar no encanamento da sua casa mas a diferença é enorme no final. 

Só para comparar, pense em dois carros, um Fusca e uma Ferrari, os dois têm motor, tem quatro rodas, tem volante, vidros e etc. Como a diferença de preço pode ser tão diferente? A resposta é design, tecnologia e personalização.  O mesmo exemplo serve para uma casa, uma casa personalizada, com tecnologia e design arrojado, com o mesmo material, com a mesma mão de obra, pode ter um resultado final muito diferente.

 

O que você precisa saber sobre Mão de Obra antes de começar construir.

Em uma construção você terá que contratar diversos operários de diferentes especialidades como pedreiros, encanadores, eletricistas e pintores e quando a obra estiver em fase de acabamento mais ainda como graniteiros, estucadores, colocador de pisos e por aí vai. 

As contratações podem ser feitas tanto pelo proprietário quanto pelos profissional responsável pela obra e o ideal é sempre fazer contratos de mão de obra com cada um. No Brasil não é isso que acontece, mas se acontecer algum acidente de trabalho você poderá ser responsabilizado(a) e ser obrigado a indenizar o operário.

Existem duas formas de fazer a contratação, por hora e por tarefa/etapa. Na minha opinião e experiência, eu prefiro contratar o trabalhador por etapa ou tarefa e combinar o pagamento para 7 dias após o termino do serviço. Se os operários forem responsabilidade de uma construtora ou empreenteira, a empresa ficará responsável, e neste caso é diferente, por outro lado, os profissionais de construção, principalmente os que não tem carteira assinada nem empresa aberta, não dão qualquer tipo de garantia e trabalhar dessa forma garante que o serviço será feito rápido e entregue no prazo.

Se você pagar adiantado, o operário começa a fazer corpo mole ou pode sumir com o dinheiro e se você pagar imediatamente ao termino do serviço, o operário não voltará mais a sua obra para dar um retoque na pintura ou colocar a tomada que faltou isso se não for coisa pior.

Observação: Este não é um método que está dentro da lei, mas é comum em 90% dos casos, isso acontece muito freqüentemente e estou te dando uma dica apenas. Se você for um profissional da área, me desculpe, mas essa é a realidade.

Ficou com alguma dúvida, quer fazer uma pergunta ou não concorda com algo? Deixe um comentário abaixo.

Em breve colocarei alguns projetos, um grande abraço!

Está gostando deste artigo?

Você pode se cadastrar para receber os últimos artigos e ficar sempre atualizado!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

4 Comentários

  1. Marcia disse:

    Boa tarde Luis Gandini, obrigada pelas informações, como irei construir já me ajudou a tirar algumas dúvidas.

  2. Marcia disse:

    Vamos ter que fazer milagre, porque a medida do nosso terreno é 9m x 18,70m

  3. Luis Gandini disse:

    Legal Marcia, obrigado pelo retorno!

  4. Kleck Reis disse:

    Obrigada, adorei!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.