Você sabe tudo que é necessário

para projetar e construir uma casa?

 

Junte-se aos mais de 12.763 assinantes do blog e descubra tudo

que você precisa para realizar o seu grande sonho de construir.

   

Planejamento da Obra

Projeto e Planejamento da Construção de uma Casa

Projeto e Planejamento da Construção de uma Casa

Projeto e planejamento da construção de uma casa nada mais é que definir cada tarefa de modo que evite improvisos e causem desperdícios de materiais e tempo, não permita ter resultados indesejados e com certeza é a melhor opção para quem quer construir.

Para você fazer um planejamento bem feito você precisa definir como vai construir, que tipo de sistema construtivo vai usar, que estilo de arquitetura vai seguir, materiais e acabamentos é para isso que existe o projeto arquitetônico.

O desempenho da obra antes, durante e após a construção dependerá de um bom projeto e sem o projeto tudo será uma surpresa e você poderá ter prejuízos irreparáveis. A qualidade final da construção não depende só dos materiais empregados, da mão de obra e do projeto, é um conjunto que não deve ser feito separadamente.

Veja as dicas abaixo caso queira fazer o projeto você mesmo.

 

É possível que eu mesmo faça o projeto?

Sim, é possível, mas na minha opinião de arquiteto, não vale a pena deixar de investir no projeto de forma alguma. Além de prever possíveis erros na obra o projeto traz um conceito estético e funcional por trás. Um bom arquiteto, mesmo depois de formado leva um bom tempo para adquirir repertório e desenvolver um estilo próprio.

Uma pessoa que mal conhece a linguagem de projeto é capaz de colocar suas necessidades no papel, mas transformar essas necessidades em uma bela casa, o caminho é bem longo.

O custo de um projeto é muito baixo com relação ao montante investido na obra, e um prejuízo com um pequeno erro de construção qualquer já pagaria o projeto.

Mas se você realmente quer botar a mão na massa, existem alguns programas de projetos que são feitos para leigos e você poderá usar para fazer um projeto bem simples, sem a parte de elétrica, hidráulica, sanitária e estrutural e em geral esses programas são modulares e você acaba ficando “engessado” e não consegue colocar portas, janelas e moveis exatamente onde quer.

Você pode usar esses programas só como exemplo simulando como seria a casa dos seus sonhos, descobrir o que você gosta e praticar um pouco de desenho, mas uma construção de casa envolve muito dinheiro é melhor começar certo e deixar as responsabilidades técnicas para um profissional.

Qual o custo de um projeto?

O custo de um projeto não é determinado apenas pelo mercado e por isso não existe um valor fixo de projetos. Os arquitetos podem seguir valores de mercado pré determinados pelas entidades de classe que determinam valores mínimos para regular a atividade e não permitir que se pratiquem valores que desvalorizem a profissão ou o profissional, mas não é uma regra e sim um parâmetro a se seguir.

Como projetar é uma atividade intelectual, cada profissional vai construindo sua carreira aos poucos e acaba conquistando status e com isso atrai um público específico podendo cobrar um valor compatível com o mercado que atua.

Um arquiteto que atua com projetos de casas pratica um preço diferente de arquitetos que projetam edifícios comerciais por exemplo.

Normalmente os projetos são cobrados por metro quadrado e todos os projetos inclusos podem custar em média entre 5% e 20% do valor da obra construída e o só o projeto de arquitetura, descontando instalações e estrutura pode custar metade deste valor.

Veja uma tabela com as relações de custo por etapa de obra para ter uma ideia, clique aqui!

 

Devo comprar um projeto pronto de casas ou um projeto personalizado?

Existem alguns sites na internet que vendem projetos prontos e você pode optar comprar os projetos complementares separadamente como projetos de estrutura, projeto elétrico e hidro-sanitário, incluindo memoriais descritivos de materiais para você mesmo fazer o orçamento da construção.

Vou confessar que eu mesmo já comprei um projeto pronto pra saber como funcionava, a final, não deixa de ser um concorrente. Pelo que eu vi, na teoria funciona, mas está mais para uma forma de marketing de vendas de um projeto personalizado do que a venda do projeto pronto em si.

Esses projetos servem para você estimar os custos de uma futura obra, porém não evita de ter que resolver problemas na obra. Por experiência posso afirmar que você precisará em 99% dos casos fazer alterações no projeto. E esses sites oferecem o custo médio praticado pelo mercado para editar o seu projeto e no final das contas esses projetos servem como gatilhos para a contratação de um serviço personalizado.

Por exemplo, para fazer um projeto estrutural são necessários levantamentos de sondagem e resistência do solo e isso acaba entrando em um atendimento personalizado.

Eu criei um artigo exclusivo sobre esse assunto, que explica melhor como funciona o sistema de vendas desses sites e porque você tem que ficar muito atento e não ser enganado.

Veja o artigo completo sobre projetos prontos de casa clicando aqui!

 

 

 

Está gostando deste artigo?

Você pode se cadastrar para receber os últimos artigos e ficar sempre atualizado!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

1 Comentário

  1. Bom Dia, permita-me que lhe apresente o serviço CASA PRO ERA para quem pretende construir CASA. É um serviço chave na mão nós tratamos de tudo, projectos inclusive ( projectos, licenciamento, construção,…) Para conhecer melhor este serviço, visite http://www.casaproera.com, onde encontra videos, modelos das casas e mais informação sobre este serviço.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.