Você sabe tudo que é necessário

para projetar e construir uma casa?

 

Junte-se aos mais de 12.763 assinantes do blog e descubra tudo

que você precisa para realizar o seu grande sonho de construir.

   

Planejamento da Obra

Quanto Custa Fazer um Projeto de Casas?

Quanto Custa Fazer um Projeto de Casas?

Para você saber quanto custa fazer um projeto é necessário entender um pouco do processo criativo e técnico de elaboração de projetos de casas, como o profissional atua e como esse mercado se comporta.

Projetar uma casa é uma tarefa bem difícil para profissionais da área justamente porque cada projeto deve atender à necessidades específica do proprietário da casa e sua família e um projeto sempre vai ser diferente de outro, a não ser que você compre um projeto pronto vendido em sites especializados.

Quando falamos de projetos arquitetônicos personalizados, significa que cada detalhe será pensado de acordo com as vontades e caprichos do cliente e por não se tratar de um processo produzido em série, quem ditará o andamento do projeto e o valor do mesmo será o próprio cliente, vou explicar melhor.

Provavelmente o arquiteto estimará o preço de projeto baseado na sua experiência e de acordo com o terreno. Como o terreno tem uma regra de taxa de ocupação do solo estipulado pelas prefeituras, o profissional tem uma ideia de preço e já pode estimar baseado no valor em metros quadrados máximos que podem ser construídos no local. Mas os valores podem ser alterados posteriormente dependendo da mudança de opinião do proprietário ou alterações de ultima hora depois que o projeto já foi fechado.

Antes de produzir o projeto final, ou seja, o projeto de execução da obra, o arquiteto produzirá um pré projeto que será uma espécie de esboço sem muitos detalhes técnicos, que pode ser produzido mais rapidamente e pode ser alterado diversas vezes de forma que o cliente aprove e entenda como ficará a casa construída.

Nesta etapa será necessário que o arquiteto utilize artifícios para que o cliente entenda a construção, como maquetes físicas ou eletrônicas ou croquis para ilustrar acabamentos e convencer que aquela é a melhor opção e o melhor resultado que se pode esperar daquele espaço.

Cada profissional desenvolve sua forma de apresentação e o que importa é o resultado final e maquetes eletrônicas, perspectivas ilustradas não fazem parte do projeto e podem ser cobrados à parte. O importante é que o profissional faça o cliente entender o projeto e se o cliente quiser uma arte final ilustrada será acordado entre ambos antes do fechamento do contrato.

Quem determina o valor do metro quadrado cobrado pelo arquiteto não é o mercado e sim o conhecimento e status do profissional que você está contratando. Existem parâmetros de valores determinado pela entidade de classe, mas serve apenas como parâmetro para que a área não seja desvalorizada por maus profissionais.

Como projeto é uma atividade intrinsecamente intelectual, o arquiteto vai construindo sua carreira aos poucos e começa a se destacar em mercados específicos e quanto mais conceituado, maior a procura por este profissional e como tempo é dinheiro, ele passa a cobrar cada vez mais e conquistar clientes compatíveis com o seu status naquele momento.

Um exemplo são arquitetos que fazem programas de televisão e que constroem a casa de artistas famosos. Esses arquitetos estão sempre em destaque frequentando aquele meio e dificilmente pegariam um projeto de uma fábrica ou um hospital para fazer. Como ele não é conhecido nessas áreas seu projeto não seria valorizado.

Um arquiteto que atua com projetos de casas pratica um preço diferente de arquitetos que projetam edifícios comerciais e a melhor maneira de acertar é contratar um arquiteto que já tenha projetos de exemplo para que você sinta mais segurança.

Como não tem um valor exato, específico para te falar, vou colocar um parâmetro para que você possa se guiar e estimar um valor para o seu projeto, depois você poderá fazer um orçamento e confirmar os valores antes de começar a construir.

Normalmente os projetos são cobrados por metro quadrado e todos os projetos inclusos podem custar em média entre 5% e 20% do valor da obra construída e o só o projeto de arquitetura, descontando instalações e estrutura pode custar metade deste valor.

Veja aqui um novo artigo que eu criei falando sobre preço de projeto de arquitetura residencial onde eu falo mais sobre este tema.

Vou colocar um exemplo de execução de obra de uma casa para você ter uma ideia de custos por etapa:

 

Tabela de Divisão de Custos por Fase da Construção
ETAPAVARIAÇÃO DO CUSTO
Projetos e aprovações5% a 12%
Serviços preliminares2% a 4%
Fundações3% a 7%
Estrutura14% a 22%
Alvenaria2% a 5%
Cobertura4% a 8%
Instalação hidráulica7% a 11%
Instalação elétrica5% a 7%
Impermeabilização/isolamento térmico2% a 4%
Esquadrias4% a 10%
Revestimento e acabamentos15% a 32%
Vidros1% a 3%
Pintura4% a 6%
Serviços completaresAté 1%

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e não deixe de se inscrever para receber os novos artigos e projetos.

Um grande abraço!

Está gostando deste artigo?

Você pode se cadastrar para receber os últimos artigos e ficar sempre atualizado!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.